Sejam Bem Vindos!!!

Olá visitante, A Paz de Cristo e o Amor de Maria estejam com vc!

O Grupo Jovem Deus Conosco agradece a sua visita. Fique a vontade para deixar o seu comentário; lembrando que este blog foi criado para q os jovens compartilhem suas experiências com Deus.



Contato e informações: gjdeusconosco@gmail.com

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Jovem cristão e tatuagem combinam?





Nesta semana o tema de nossa reunião foi bem legal: Tatuagem.
Fizemos um debate e uma reflexão sobre o que a Igreja pensa a respeito. E pedimos uma semana antes para q cada jovem fizesse uma pesquisa sobre o assunto, perguntasse a opinião dos pais e da família para poder expor no dia da reunião.

Veja abaixo um pouco de nossa pesquisa:

De onde veio a palavra tatuagem?
A palavra tatuagem tem origem da palavra tattoo utilizada por primeira vez por James Cook, explorador inglês do pacifico e “descobridor” da Austrália, que escreveu em seu diário a palavra tattow, em referência ao som feito durante a execução da mesma pelos nativos entre si.

Qual a origem da tatuagem?
Tatuagem surgiu originalmente como expressão de uma religião e tem sua força motriz na crença. E isso se deu especialmente entre os povos egípcios, nas tribos indígenas, grupos sociais originários africanos e asiáticos, como expressão de sua fé e vivência religiosa-social, por cujo grafismo corporal, simbolismo, procuravam guardar e perpetuar suas tradições nos cultos, festas, trabalhos e batalhas. E também está ligado a rituais de magia e esoterismo, figuras eram tatuadas como forma de pactos com o demônio.

É possível se tatuar na busca de uma afirmação de identidade?

Alguns se tatuam na expectativa de alguma mudança para melhorar a vida,por moda,necessidade de aceitação pelo grupo ou por motivo de fuga, na medida em que isso lhes possa proporcionar algum benefício, promessa de conquistas, sentimentos, diferenciação, domínio, sofrimento, depressão, estresse, poder, fama, afirmação… subjacente a tudo, está muitas vezes a necessidade de afirmar a própria identidade.

E o que dizer àqueles cristãos que pensam na tatuagem como forma de exprimir sua fé?
As tatuagens em nossa cultura servem mais para contrariar a fé do que para manifestá-la. Embora sejam comuns, não serão as tatuagens de cruzes, de Cristo ou de santos que darão conta da fé que se tem, mas a coerência da vida!

Podemos fazer tatuagens e usar piercing?

Sobre essa questão o Professor Felipe Aquino explica:
"Muitos têm-nos perguntado sobre tatuagem e piercing. Os médicos, especialmente os dermatologistas, chamam a atenção para o perigo de transmitirem por tal via doenças graves como as hepatites e até mesmo a AIDS. Isto acontece porque freqüentemente os que realizam o piercing, a tatuagem ou a automutilação do corpo, às vezes não tomam as necessárias cautelas higiênicas: verifica-se que um adolescente em cada cinco é assim contagiado, ao passo que as adolescentes são duas vezes mais afetadas. Os piercings costumam ser fixados em partes do corpo muito impróprias: na língua, umbigo, nariz, sombrancelhas, ou até mesmo nos órgãos genitais. Seis ou sete anéis fixados através do pavilhão da orelha podem acarretar necrose da cartilagem. Do ponto de vista ético, a prática dos piercings e afins só pode ser rejeitada, pois contribui para afetar negativamente o corpo e a saúde dos usuários. A lei de Deus manda preservar a vida. Talvez alguém veja nessas modas a maneira de se proclamar membro de alguma facção ou discípulo de um grande mestre, mas sabemos que o fim não justifica os meios. A integridade corporal e a saúde não devem ser sacrificadas a modismos inconsistentes."
-----
Enfim, esta foi uma parte de nossa pesquisa. Temos um material maior. aqueles que estiverem interesse entre em contato conosco q enviaremos por e-mail.
-----
 
O debate foi um momento muito legal para o nosso grupo. Alguns jovens foram a favor e outros contra. Uns disseram que gostariam de fazer uma tatuagem e outros não fariam de maneira nenhuma.
Falamos tb sobre os perigos para saúde da pessoa q resolve fazer uma tatuagem ou piercing e ñ se preocupam em procurar um profissional, um local especializado e ñ tem atenção com os cuidados com a higiene dos materiais. Mas o mais legal de tudo foi que através desta reflexão percebemos que o respeito é o mais importante, tanto o respeito com o nosso próprio corpo como com o outro. A tatuagem não nos faz diferente,  não nos aumenta e nem nos diminui.
 
Mas concluimos ao fim da reunião que o jovem cristão deve ter responsabilidade pelos seus atos e sempre pedir discernimento a Deus em tudo q fizer e viver coerente com a fé que propaga.
Ao fazer uma tatuagem devemos ter consciência d q isso ficará gravado em nosso corpo pra sempre, já q os métodos para remoção são caros, dolorosos e não prometem eficácia para todos os casos.
Uma outra questão q discutimos foi a fase de construção de personalidade e opnião em que os jovens vivem. Hoje podemos ter uma opinião, um estilo de vida e um pensamento, mas daqui há alguns anos podemos mudar e as atitudes que temos hoje podem gerar arrependimentos amanhã.
Então devemos ter consciência de nossas ações. Aprendemos no Grupo Jovem que devemos buscar coisas, amizades e uma vida q nos aproximem de Deus e rejeitar o q nos afasta Dele.
Deus nos dá o livre arbítrio, mas também nos ensina a ser  responsáveis e medir a consequência de nossos atos.
 
E você, o que acha? Jovem Cristão e tatuagem combinam?

7 comentários:

  1. Foi muito legal debater este tema na reunião do grupo jovem. É um tema muito falado entre os jovens de hoje, mas q muitos jovens católicos não sabem o q a igreja pensa a este respeito. A reunião foi ótimo, conseguimos com q cada jovem presente desse a sua opinião e tirasse suas dúvidas.
    vlw

    ResponderExcluir
  2. O debate sobre piercings e tatuagens foi um dos melhores. Gostei muito das opiniões de todos. Esta foi uma reunião bem bacana.

    ResponderExcluir
  3. Foi maravilhoso, espero que continuemos com esses debates que estão sendo muito edificantes,e que eles nos façam pouco apouco voltar a nossa essência, e tirar toda aparência que não seja reflexo da verdade e também nos faça olhr o outro, não pela aparência, com tatuagem ou sem tatuagem, pois elas não dizem o que cada um é verdadeiramente!!!!!Vlw

    ResponderExcluir
  4. que debate interessante,mais o q vcs realmente descobriram com isso?

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, mas se formos pensar por um lado as mulheres não furam a orelha para usar brincos? Fazem escovas no cabelo que podem prejudicar a saúde também? Já se passou muito tempo e quem usa um tattoo não significa que já foi preso e nem que um dia vai. O preconceito que faz com que as pessoas olhem com maus olhos para essa pessoa. Um grande abraço para todos! =)

    ResponderExcluir
  6. Acredito q todas as decisões q formos tomar em nossa vida devem ser pensado os prós, contras e como isto pode acrescentar em nossa vida.
    Em relação a tatuagem não pode ser diferente, já q ela vai ficar em nossa pele e se um dia quisermos tirar trata-se de um processo doloroso e caro.
    Então devemos ter discernimento em tudo.

    ResponderExcluir
  7. ...que legal....agora não se esuqeçam que as tantas campanhas de "saude" dos governos são realizadas em praças publicas "sem higiene", os hospitais publicos não tem nenhuma higiene, os consultorios odontologicos não são fiscalizados como deveriam....então calma, a tatuagem é o menor dos problemas neste pais abandonados por seus governantes.....sem contar a esmagadora maioria dos jovens, muitos se passando como "cristãos" que praticam o sexo ilicito....então, eu, um antigo tatuador agradeço de coração às críticas que fazem diariamente...elas me ajudam a tirar o peso de ser personagem mau nesse historinha.....e passo a bola para os "juizes de Deus" que julgam o próximo......

    ResponderExcluir