Em nossas reuniões gostamos muito de utilizar dinâmicas. Elas ajudam a discontrair o ambiente e promover um clima agradável entre os membros, principalmente com os novatos e tímidos.
É ideal q as dinâmicas venham acompanhadas com um momento de reflexão sobre algum tema, texto bíblico, ou até mesmo sobre uma questão social.
Segue abaixo exemplos de dinâmicas para serem feitas em reuniões.
01 - Dinâmica: Cristo no irmão
Objetivo: Ver no próximo a pessoa de Jesus Cristo.
Ação: Com no máximo 10 (dez) pessoas, forma-se uma fila, lado, a lado.Depois, com um crucifixo de tamanho médio (1mt + ou - de altura), diz oseguinte para que cada um faça: Dar um beijo na imagem de Jesus Cristo, naparte em que mais te toca no coração! Feito isso, mandar o primeiro da filadar um beijo, no mesmo local que deu na imagem, na pessoa do seu ladodireito, seguindo adiante com o segundo beijando o terceiro, e assim pordiante, ate completar todos. Finalizado esta ação, passar uma mensagemenvolvendo estas palavras: humildade: amor ao próximo; ou pedir para quealguém, que participou da dinâmica, transmitir o que aprendeu.
02 - Dinâmica das Varinhas
Material a ser usado: Um feixe de 16 varinhas (pode-se usar palitos dechurrasco)
Objetivo: União do grupo. A fé como força que pode agregar, unir e darresistência às pessoas.
1. Pedir que um dos participantes pegue uma das varinhas e a quebre. (o quefará facilmente).
2. Pedir que outro participante quebre cinco varinhas juntas num só feixe(será um pouco mais difícil).3. Pedir que outro participante, quebre todas as varinhas que restaram, senão conseguir, poderá chamar uma outra pessoa para ajudá-lo.4. Pedir que todos os participantes falem sobre o que observaram econcluíram.5. Terminar com uma reflexão sobre a importância de estarmos unidos._______________________________________________________
03 - Dinâmica: A palavra que transforma
OBJETIVO : Fazer o grupo refletir de que forma assimilamos a PALAVRA DE DEUSem nossas vidas.
MATERIAL : um bolinha de isopor, um giz, um vidrinho de remédio vazio, umaesponja e uma vasilha com água.
DESENVOLVIMENTO : · Explicar que a água é aPalavra de Deus e os objetos somos nós. · Dê umobjeto para cada pessoa. · Colocar 1º a bolinhade isopor na água. · Refletir : o isopor nãoafunda e nem absorve a água. Como nós absorvemosa Palavra de Deus ? Somos também impermeáveis ? ·Mergulhar o giz na água. · Refletir : o giz retéma água só para si, sem repartir. E nós? · Encherde água o vidrinho de remédio. Despejar todaa água que ele se encheu. · Refletir : o vidrinhotinha água só para passar para os outros, mas semguardar nada para si mesmo. E nós ? · Mergulhar aesponja e espremer a água. · Refletir: a esponjaabsorve bem a água e mesmo espremendo elacontinua molhada.ILUMINAÇÃO BÍBLICA : Is 40,8 ; Mt 7,24 ; 2Tm 3,1604 -
04Dinâmica: Duas máscaras
Material: Folhas em branco, Canetas ou hidrocor,Barbante de 50 cm, Tesoura.
Desenvolvimento : Cada participante recebe umfolha em branco. Em cada lado da folha desenhauma máscara e escreve :Lado 1 : Aquilo que acha que é. ( alegre, triste,feio, bonito. ) ( Como me vejo )Lado 2 : Escreve como os outros me vêem. ( 3aspectos como os outros me vêem. )Colocar a máscara no rosto do lado "como mevejo". Circular pelo ambiente lendo o que estáescrito na máscara dos outros e deixando que aspessoas leiam o que está escrito na sua.Após um tempo, mede-se o lado da máscara econtinua a circular, se conhecendo.Partilhar em grupo como cada um acha que é, o queos outros acham, etc...
05 - Dinâmica: Luz do mundoDuração: aprox. 20 min;
Material: uma vela para cada participante,ambiente escuro (ideal se for feito a noite ou emsala que possa ter as janelas fechadas), fósforoou isqueiro, pedaços de papel, lápis ou caneta.,durex ou barbante.
Sentados em circulo, sugerir que fechem os olhose façam uma oração silenciosa, por algunsminutos; enquanto isso apague as luzes doambiente. Comentar sobre a escuridão do ambiente,se é confortável ficar assim sentado no escuro, oque eles fazem quando acaba a luz. O coordenadoracende uma vela e lê o texto de Mateus 5. 14-16
Perguntas: O que quer dizer este texto? Adiantaeu acender esta vela e colocá-la atrás de mim?(coloque a vela acesa atrás de vc) Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o alto?(mostre a vela) E se cada um de nós tivesse umavela, ficaria mais claro? O coordenador levanta edá a cada participante uma vela, mas não acende.Ficou mais claro? Não, por que? O que falta?Cristo disse que ele era a luz do mundo, de queluz ele está falando? Ele quer iluminar os cantosescuros do mundo, como? Através de sua Palavra,de seu amor, de sua morte na cruz.
O coordenador sugere que cada um acenda a vela do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo e ele começa colocandoa chama de sua vela na do vizinho do lado(atenção com os cabelos e com pingar ceraderretida sobre as pernas), dizendo algo como:"Cristo te ama" ou "Jesus quer que você seja Luz do Mundo", cada participante deve fazer o mesmo,com o vizinho ao lado, falando uma frasediferente. Agora ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo. E o que Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida? O que nós devemos fazer com esta luz? Deixar ummomento de reflexão e oração; acender as luzes dasala e apagar as velas. Pedir que falem sobre oque pensaram e sugerir uma atividade para levar aluz de Cristo para outros: Escrever num pedaço depapel o versículo e a frase que lhe foi dita aoacender a vela. atar o papel a vela, com durex oubarbante (de forma que possa ler o escrito);presentear esta vela aos pais ou a um amigo.
06 - Dinâmica: Auto confiança
Material: Venda para os olhos.
Desenvolvimento : Formar duplas com todo o grupo.Em cada dupla, uma pessoa é vendada e a outra aconduz para dar um passeio fazendo-a passar porsituações diversas ( se possível ) Escadas, pormeio de cadeiras.Depois de alguns minutos, inverter os papéis.No final, fazer uma avaliação : Como foi a experiência, como se sentiu?, como foi ser conduzido?, como foi conduzir?"Devemos nos entregarmos nas mãos de Deus sem medo, deixar Deus nos conduzir."
07- Dinâmica do nó
Material: Não é necessário
Desenvolvimento : Os participantes de pé, formamum círculo e dão as mãos. Pedir para que não seesqueçam quem esta a seu lado esquerdo e direito.Após esta observação, o grupo deverá caminharlivremente. a um sinal do animador o grupo devepara de caminhar e cada um deve permanecer nolugar exato que está. Então cada participantedeverá dar a mão a pessoa que estava a seu lado (sem sair do lugar, ou seja, de onde estiver ) mãodireita para quem segurava a mão direita e mãoesquerda para quem segurava a mão esquerda. (como no início )
Com certeza, ficará um pouco difícil devido a distância entre aqueles que estavam próximos noinício, mas o animador tem que motivar para que ninguém mude ou saia do lugar ou troque ocompanheiro com o qual estava de mãos dadas.Assim que todos estiverem ligados aos mesmoscompanheiros, o animador pede que voltem para aposição natural, porém sem soltarem as mãos e emsilêncio. ( O grupo deverá desamarrar o nó feito e voltar ao círculo inicial, movimentando-se silenciosamente.) Se após algum tempo não conseguirem voltar a posição inicial, o animador libera a comunicação.Enfim, partilha-se a experiência vivenciada. (destacar as dificuldades. )
Obs : Sempre é possível desatar o nó completamente, mas quanto maior for o grupo, mais difícil fica. Sugerimos que se o grupo passar de30, os demais ficam apenas participando de fora.
08)Dinâmica: 30 SEGUNDOS-
Fonte: Grupo Caminhando na Fé- Participantes: 10 a 30 pessoas-
Tempo Estimado: 30 minutos-
Modalidade: Debate.-
Objetivo: Estimular a participação de todos por igual nas reuniõese evitar interrupções paralelas.-
Material: Nenhum.-
Descrição: O coordenador apresenta um tema a ser discutido pelogrupo. Baseado neste tema, cada integrante tem trinta segundos parafalar sobre o assunto apresentado, sendo que ninguém, em hipótesealguma, pode ultrapassar o tempo estipulado, ao mesmo tempo em que osoutros integrantes devem manter-se em completo silêncio. Se ocomentário terminar antes do término do tempo, todos devem manter-seem silêncio até o final deste tempo. Ao final, a palavra o tema podeser, então, debatido livremente. O coordenador também pode desviar,utilizando como tema, por exemplo, "saber escutar e falar",introduzir questões como:* Sabemos respeitar e escutar (e não simplesmente ouvir) a opinião dos outros?* Conseguimos sintetizar nossas opiniões de maneira clara eobjetiva?
Breve postaremos mais dinâmicas. Caso necessite de mais exemplos entre em contato pelo e-mail: gjdeusconosco@gmail.com e enviaremos um arquivo com mais modelos.
DeUs Te AbEnÇoE!!!!